Biografia
Sobre a Grife
Laura Segall é uma grife 100% brasileira, liderada por mulheres, autoral, que valoriza o feito à mão, especialmente as rendas e bordados considerados patrimônio cultural do país. A grife possui a linha pronto para vestir, com peças de alfaiataria e outros modelos sofisticados, além do atelier sob medida.
A Laura Segall veste a mulher elegante e autêntica, criadora de seu próprio futuro, que preza a qualidade, a versatilidade e a originalidade no seu dia-a-dia.
Biografia
Sobre a Fundadora
A empresária Laura Segall é paulista, mas adotou Brasília como terra do coração desde que chegou à capital quando tinha 19 anos. Ela atua com moda exclusiva e sofisticada, focada na valorização do artesanato brasileiro e a produção sustentável.
Formada em Relações Internacionais pela UnB (Universidade de Brasília), trabalhou no serviço público até se encantar pelo mundo da moda, há 14 anos. “Quando fui pedida em casamento, resolvi eu mesma confeccionar meu vestido de noiva. Naquele momento, percebi que agulhas, máquinas e rendas pertenciam ao meu universo, faziam parte daminha vida”, declara.
Apaixonada por rendas, Laura percorreu a rota desse artesanato pelo Brasil e se rendeu ao trabalho das rendeiras nordestinas. As peças têm o estilo clássico e europeu, sempre com corte de alfaiataria, e trazem a cara do Brasil: a pluralidade da cultura do País. Na moda dela, a arte feita à mão, com delicadeza e elegância, está presente em cada detalhe.
Laura Segall imprime ainda uma marca que traz no DNA a responsabilidade social para a preservação da prática de renda, ofício que depende de mãos talentosas e da memória cultural de cada região.
NOSSO GUIA
ODS Endereçados
A empresa destaca-se não apenas pela elegância e qualidade de suas criações, mas, também, por seu profundo compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento social. Fundada em Brasília, a marca valoriza o artesanato nacional e integra, nas etapas de sua cadeia produtiva, especialmente os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, 8 e 12.
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas:
5.1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte;
5.5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos:
8.2 Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra.
8.3 Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis:
12.2 Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais;
12.4 Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente;
12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso;
12.6 Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios;
12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.
Na Laura Segall, acreditamos que a moda pode ser uma força
transformadora para um mundo mais justo e sustentável,
alinhando beleza, autenticidade e responsabilidade social!
Laura Segall, CEO & Founder Grupo CS - Couture and Stationery
+
Outros ODS impactados indiretamente
Considerando a interdepedência de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para assegurar a preservação dos recursos naturais e o pleno desenvolvimento no nosso planeta, acreditamos que as ações da nossa empresa no sentido de contribuir para a transformação da indústria da moda tangecia, também, os ODS 11, 13 e 15.
Uma indústria da moda mais responsável e sustentável deixará de ser a segunda maior poluidora do mundo para ser promotora de cidades e comunidades saudáveis e preservadora do meio ambiente.
IGUALDADE
Laura Segall e a Promoção da Igualdade de Gênero
Fundada e liderada por mulheres, a grife celebra a feminilidade em suas criações e se dedica a fortalecer mulheres em toda a sua cadeia produtiva. Desde o início, Laura Segall tem se comprometido a trabalhar com associações de rendeiras e bordadeiras da região Nordeste do Brasil, garantindo que essas artesãs recebam remuneração justa e reconhecimento por seu trabalho. Atualmente, a empresa possui parcerias com sete associações artesãs de cinco estados do Nordeste brasileiro. Essa colaboração promove a autonomia financeira e o fortalecimento da posição dessas mulheres em suas comunidades.
A grife vai além de usar a matéria prima artesanal em suas produções e também divulga as histórias e as origens das mulheres artesãs. A série documentário Rota das Rendas é um exemplo de como o trabalho das associações de rendeiras e bordadeiras está intimamente ligado à história da empresa.
Além disso, a grife promove um ambiente de trabalho inclusivo e igualitário dentro de sua própria estrutura organizacional, incentivando a liderança feminina e criando oportunidades para mulheres em diversas áreas da empresa.