A marca brasiliense Laura Segall incentiva o trabalho manual de rendeiras e bordadeiras do nordeste e contribui para a geração de emprego e renda para mais de 350 famílias
Blog LS

A marca brasiliense Laura Segall incentiva o trabalho manual de rendeiras e bordadeiras do nordeste e contribui para a geração de emprego e renda para mais de 350 famílias

A história da marca feminina Laura Segall teve início em 2016, quando a paulista radicada em Brasília confeccionou seu próprio vestido de noiva, com o apoio de rendeiras de Pernambuco e costureiras de Brasília.

Dessa experiência, nasceu a paixão pelas diversas tramas das rendas e bordados feitos à mão, pela arte que transmite o DNA brasileiro, expressão do patrimônio imaterial nacional. Laura Segall está comprometida com a valorização da cultura brasileira e com produção de moda sustentável. Mais de 80% das criações da grife utilizam tecidos de fibra natural. Além disso, a marca é parceira do movimento “SOU DE ALGODÃO”, que valoriza a cadeia produtiva do algodão em nosso território.

A grife traz as rendas e bordados manuais como matéria prima de peças de alfaiataria e de outros cortes elegantes, não apenas no segmento pronto para vestir, mas, também, na produção sob medida. As criações vestem a mulher autêntica e elegante, que valoriza qualidade, cortes, tecidos e aprecia a moda.

Laura, formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, trabalhou no serviço público com cooperação internacional até se apaixonar pelo universo da moda há 13 anos. A empresária explica: “Quando comecei a sonhar e materializar meu vestido de noiva, percebi que aquele novo mundo entre rendas, agulhas e linhas já fazia parte de mim. Sinto que é minha missão poder vestir e criar para a essência de cada mulher e ainda promover a responsabilidade social com a preservação da prática das rendeiras, essa verdadeira arte que depende de mãos talentosas e habilidosas, mantendo viva a identidade e a memória cultural de cada região”.

Entre as associações e grupos parceiros da Laura Segall, destaca-se Timbaúba dos Bordados no interior do Rio Grande do Norte, reduto do bordado Richelieu. As artesãs de Timbaúba já bordaram para muitas celebridades, como para o vestido de noiva Isis Valverde e vestidos cenográficos de Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. As bordadeiras dessa comunidade também adornaram o vestido de noiva e o terno de posse da Primeira Dama Janja Lula em 2023 e 2024 e serão responsáveis pela arte de destaque nos uniformes da Delegação Brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos na França, em julho próximo.

Assim, Laura se conectou com o trabalho dos grupos e associações de rendeiras e bordadeiras, criando uma rede de artesãs colaboradoras da grife em cinco estados nordestinos: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A parceria com essas associações assegura a remuneração justa das partes envolvidas na produção da matéria prima manual, o que gera um impacto positivo em cerca de 350 famílias ajudando a gerar emprego e renda.

Localizada na 215 Sul, a loja também oferece uma linha “decor”, com jogos americanos e acessórios para mesa posta, e uma linha “lifestyle” com velas, hidratantes e o primeiro perfume da grife, o “Renascença”.   Para acompanhar no Instagram @laurasegall

 

Related Articles

Leave a Comment