Renda Irlandesa, Rendas

Conheça a Renda Irlandesa

Hoje vou lhe apresentar outra grande paixão do nosso atelier, a renda irlandesa! Esse primor de arte, também conhecida por alguns como renda inglesa, é uma variedade de renda de agulha e sua história e processo de criação são muito semelhantes aos da renda renascença. A renda irlandesa, no entanto, tem peculiaridades que a distinguem e que chamam nossa atenção. 

A tradição da renda irlandesa, como outras tradições artesanais, foi trazida ao Brasil ainda no período colonial e se difundiu pelo interior do território como ofício de mulheres que forneciam rendas feitas a mão para a aristocracia e para a alta sociedade brasileira. Em muitas regiões a tradição da renda irlandesa acabou se perdendo ao longo do tempo, mas em alguns polos onde a renda continuou sendo fonte importante de recursos para as famílias, mulheres talentosas e com firmeza de propósito conseguiram manter a tradição viva! E, graças a elas, hoje nós temos a oportunidade de confeccionar lindos vestidos e outras peças riquíssimas com o uso da renda irlandesa!

Laura_Segall_12
Laura_Segall_14

A técnica de elaboração da renda irlandesa em muito se assemelha à da renda renascença. Primeiramente, desenha-se o padrão da renda com caneta marcadora em papel vegetal para, em seguida, alinhavar-se o “lacê” sobre esse desenho.  O alinhavo é sobreposto a outro papel mais resistente e apoiado em uma pequena almofada de formato cilíndrico, onde, com linha de algodão e agulha simples de costura manual, começa-se a fiar o fundo da renda, unindo os tracejados do lacê com diversos tipos de pontos: pipoca, aranha, rede, corrente, abacaxi, cocada...  

Laura_Segall_15

A principal diferença entre a renda renascença e a irlandesa está no lacê. A renda  irlandesa é feita com um cordão, uma espécie de "soutache", envolto em linha relativamente brilhosa, o que dá volume e brilho ao trabalho final. Isso também implica alguns cuidados especiais no processo de elaboração das peças de vestuário. O resultado fica incrível e até a peça mais simples fica extremamente luxuosa com a renda irlandesa! Nosso vestido "Rosária" é um exemplo de desenho e modelagem modesto de vestido de noiva transformado em joia pela renda irlandesa, que ainda foi adornada com pérolas no tom do lacê e complementada pela saia de seda pura. 

Quer saber como poderia ser o seu vestido em renda irlandesa?! Mande uma mensagem para agendarmos nossa conversa!