Renda Irlandesa, Renda Renascença, Rendas

A importância da renda artesanal sob medida

Hoje resolvi escrever sobre um assunto que intriga muitas noivas e pessoas interessadas em vestidos de festa com rendas artesanais como a renda renascença. Como fazer?! Compreendo muito bem esse problema porque passei pela mesma angústia no início da minha trajetória.

O fato é que até mesmo profissionais muito experientes no design de moda e na alta costura podem não possuir experiência com a renda renascença (a mais conhecida das rendas artesanais brasileiras). Há, ainda, os profissionais que já trabalharam com a renda, mas não gostaram muito da experiência, principalmente em função das dificuldades encontradas para incorporar o uso da renascença nas suas linhas de produção.

Laura_Segall_11
Laura_Segall_15

Como já expliquei em postagens anteriores, as rendas artesanais possuem características peculiares que as distinguem das rendas industriais bordadas sobre peças de tule ou feitas com material muito leve. Essas rendas industriais podem ser recortadas no formato da modelagem desejada de vestido ou podem ser aplicadas sobre outros tecidos leves, quase transparentes, sem pesar sobre a costura. Sendo assim, você ou sua estilista podem ir até uma loja especializada e comprar metros da renda preferida para criar seu vestido livremente.

Com a renda artesanal esse processo dificilmente funciona. Ainda que seja muito comum a noiva comprar uma “toalha” de renascença, por exemplo, e levar a peça para sua costureira fazer o vestido, esse processo de confecção é dificultoso, as opções de modelagem ficam bastante restritas e o acabamento do vestido deixa a desejar em relação a modelos feitos com renda sob medida.

toalha-de-mesa-em-renda-renascenca-toalha

As razões para isso são, primeiramente, o fato de ser muito complicado cortar a renda renascença sem desfiar partes da peça que serão utilizadas (sem perder parte do material tão valioso). Eu, particularmente, ainda acho um verdadeiro pecado cortar algo que foi fiado com tanto cuidado, com linha e agulha de mão, durante horas a fio (literalmente).

Além disso, não é possível cortar a “toalha” no formato exato da modelagem do vestido, pois os cortes são feitos acompanhando o desenho da renda (que é extremamente irregular) e os moldes de vestuário devem acompanhar o formato linear e curvo do corpo. Sendo assim, as peças recortadas com irregularidades têm de ser costuradas com margem de costura para dentro do forro, o que provoca desencontro do desenho da renda, entre um lado e outro do vestido, e prejudica o acabamento. Essa limitação do corte da renda também acaba limitando as opções de modelo do vestido.

Por fim, como a renda não pode ser cortada no formato exato do modelo escolhido, detalhes importantes do vestido, como decotes, mangas e cortes de cintura, ficam com a renda dobrada para dentro. Observe que as rendas feitas sob medida são especialmente ricas em detalhes de acabamento nesses locais de destaque do vestido: o decote da renda renascença, por exemplo, terminando em desenhos alinhados com colo e adornados com pontinhos pipoca que flutuam sobre a pele.

Enfim, a qualidade do material, a riqueza de detalhes e o primor pelo acabamento são os principais fatores que definem uma peça de alta costura, especialmente um vestido de noiva. E isso, em minha opinião, vale tanto para os modelos tradicionais como para os mais pretensamente modestos.

vestido

É por isso que optei, no meu próprio vestido de noiva, e continuei optando profissionalmente por criar peças de renda sob medida, desenhadas especialmente para se adequar aos projetos de vestido das minhas clientes. Dessa forma, cada peça de renda encaixa-se perfeitamente na modelagem e no corpo, os desenhos da renda têm continuidade e formam uma única obra de arte da barra ao decote e os acabamentos da costura e dos detalhes à mostra ficam perfeitos. E eu ainda tenho a liberdade de criar os mais variados modelos e mesmo de escolher o desenho que será fiado na renda! Adoooooro esse processo criativo! Até os meus apliques, muito usados como grinaldas ou como adornos sobre os vestidos, são feitos sob medida. Não passo a tesoura de jeito nenhum! 😀

Consegui te convencer?! Então venha fazer seu vestido de renda artesanal especialmente desenvolvido para seu gosto e para o seu corpo! Vou adorar te conhecer!